CRCSC debate projeto de educação fiscal
Data: 23 de janeiro de 2012
Fotos:
Créditos:
Várias entidades empresariais e profissionais, bem como a Receita Federal e a Secretaria da Fazenda, aceitaram o convite do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), Adilson Cordeiro, para desenvolver um projeto conjunto de educação fiscal. O assunto foi tema de reunião realizada na semana passada, na sede do CRCSC. Na avaliação do representante da Superintendência da Receita Federal em Florianópolis, Odimar Alves, a iniciativa é muito bem-vinda. “Já temos uma forte parceria com o CRCSC na área da educação continuada, que tem dado excelentes resultados”, lembrou.
Também o presidente da Facisc (Federação das Associações Empresariais de SC), Alaor Tissot, destacou a importância do tema e o interesse da entidade em participar de projetos que fomentem a educação fiscal, principalmente entre as crianças.
Já o coordenador do Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda, Lourenço Sogabe, parabenizou o CRCSC pela ideia. Conforme ele, nenhum projeto de educação fiscal é bem-sucedido se não tiver a participação efetiva da sociedade.
O presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, explicou que o compromisso da entidade com a educação fiscal se fortaleceu em 2010, durante as negociações sobre o regime de Substituição Tributária, que levaram a uma significativa redução da carga tributária das empresas enquadradas no Simples Nacional. “Na oportunidade, nos comprometemos com o então secretário da Fazenda Cleverson Siewert a promover palestras entre os empresários sobre o papel social do imposto, mostrando o quanto a sociedade ganha quando todos contribuem”.
Desde aquela oportunidade, já foram ministradas mais de 20 palestras. “Estive em todas as regiões do Estado e pude constatar que muitos dos problemas que as empresas têm com o Fisco acontecem por falta de conhecimento, principalmente em relação ao Sped”, observou Adilson Cordeiro, antecipando que a intenção é realizar mais uma rodada de palestras, agora com o apoio das entidades interessadas em aderir ao projeto de Educação Fiscal.
Além da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda e da Facisc, participaram da reunião representantes da Fecomércio, FCDL, Fiesc e OAB/SC.
Fonte: CRCSC