Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Mais de 900 pessoas assistiram ao vivo a Câmara Técnica Debate sobre a nova Malha Fiscal da SEFAZ SC


Data: 1 de setembro de 2020
Fotos:
Créditos: Giovanna Wendhausen


A Câmara Técnica Debate do CRCSC, aconteceu na última segunda-feira (31) e apresentou um assunto que é de extremo interesse do profissional da contabilidade que é Malha Fiscal. A conversa contou com a participação de mais 900 pessoas assistindo ao vivo o encontro.

No início da conversa a auditora fiscal da Receita Estadual, Lenai Michels, falou que é de extrema importância a união das entidades contábeis com a Receita para que assim se possa fazer um trabalho colaborativo e melhor para todos. Além disso, acrescentou que essa nova Malha Fiscal veio com o objetivo de aprimorar o trabalho do contador, assim como, valorizar ainda mais a profissão e evitar possíveis transtornos de irregularidades.

A presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, enfatizou que é importante sempre olhar para o profissional. “Queremos sempre trabalhar de forma correta, com clientes corretos e, para isso, esse suporte é extremamente necessário”, enfatizou Rúbia.

Os presidentes das SESCON/SC, SESCON/GF, SESCON Blumenau, SESCON Sul/SC e FECONTESC, ressaltaram que quando as entidades contábeis, a Receita Estadual, o CRCSC e os profissionais da contabilidade trabalham juntos é possível definir o melhor caminho. Também falaram que a Malha Fiscal é um assunto que gera certo receio no contador, por isso é tão importante o entendimento do sistema e assim gerar um diálogo mais direto com o profissional.

Huélinton Willy Pickler, Coordenador do GPLAM - Grupo de Planejamento e Monitoramento Fiscal da Secretaria da Fazenda de SC, foi quem trouxe a explanação do trabalho que é realizado para elaborar a Malha Fiscal e qual é seu objetivo. Ele destacou que a Malha é uma ferramenta própria, nela se realiza uma mineração das informações, onde é feito uma peneiração dos dados que chegam por diversas vias, e enfatizou que a via mais importante é pelos escritórios de contabilidade. 

Também lembrou que todos esses dados são referentes ao ICMS, e após trabalhar em cima deles as informações se tornam inteligíveis. A Malha Fiscal apresenta, de uma forma objetiva, as inconsistências relativas às obrigações fiscais principais e acessórias recentes, além de auxiliar a concorrência leal.

Pickler destacou que não será criada uma nova obrigação. A nova ferramenta apenas apresentará os resultados de um levantamento preliminar, que tem como objetivo informar o profissional da contabilidade a respeito de uma possível inconsistência, dessa forma se buscando a auto regularização.

Além disso, mostrou um passo a passo de como o profissional pode usar o S@T, que foi aberto ao público no dia 1º de setembro.

Para assistir a transmissão completa e entender melhor a nova Malha Fina da SEFAZ, acesse o canal do Youtube do CRCSC.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados