Município catarinense fica em 1º lugar no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal de 2020
Data: 26 de março de 2021
Fotos: Arquivo pessoal
Créditos: Maitieli Weber
Foi publicado, no dia 1º/12, o Ranking Qualidade da Informação Contábil para os municípios de todo o Brasil. O grande vencedor desta primeira edição foi o município Águas Frias, localizado em Santa Catarina, alcançando 247,7 pontos.
O objetivo do ranking criado pelo Tesouro Nacional, é o de estimular a melhoria da qualidade da informação que os próprios entes subnacionais informam à STN e ao público em geral, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro – Siconfi, que é um site aberto e acessível a todos.
Para ficar bem posicionado no ranking, o município deve, primeiramente, enviar todas as suas declarações no prazo legal e não retificar os dados muitas vezes. Além disso, precisa assegurar-se de que informou corretamente os seus valores nos relatórios, atentando-se principalmente para não publicar valores diferentes para informações que deveriam ser iguais nos demonstrativos contábeis.
Para conversar sobre essa grande conquista, convidamos o Contador Dirceu Cassol, ele que é o contador público do município, responsável por gerenciar todas essas informações. Dirceu, é servidor público desde 1997 e está na contabilidade pública desde 2000. No início de sua carreira, ele nos contou que trabalhava de segunda a sábado e que muitas vezes, a jornada diária não era apenas de oito horas, se estendendo noite adentro. O motivo? Ele estava iniciando na área pública, então submeteu-se a dobrar horário de trabalho para não perder a oportunidade de atuar naquilo que sempre sonhou.
Dirceu contou à equipe do CRCSC que sempre se considerou um profissional exigente. Nunca perdeu um prazo!
Hoje ele é o único Contador do Executivo Municipal de Águas Frias, e acredita que seu êxito na carreira foi ter abraçado a oportunidade de ser contador do município, da melhor forma possível.
Leia a conversa que tivemos com ele.
Dirceu, conta pra gente como foi receber essa notícia. Você sabia que estava sendo avaliado pelo ranking do Tesouro Nacional?
Dirceu: Eu não sabia desse ranking, fiquei sabendo no dia que saiu a divulgação pela STN. Primeiro me ligaram, dando a notícia, e aí começaram a avisar nos grupos. Foi aí que eu acessei a página do STN e percebi que estavam lá os Estados. Eu pesquisei para ver como foi, como que estavam divulgando, mas até então era novidade pra mim. Contudo, foi algo nos deixou muito satisfeitos, muitos felizes por termos chegado nessa posição.
O que você considera que tenha sido o grande diferencial para Águas Frias ficar em primeiro lugar?
Dirceu: Acredito que eles levaram em conta o fato de não termos retificado nenhuma informação. Para não ocorrer a retificação, a Câmara e o Executivo precisam fazer essa conferência detalhada antes do envio das informações. Eu atuo há 20 anos na contabilidade do município, nunca perdi um prazo. É corrido, é puxado, às vezes sigo nos fins de semana trabalhando, mas graças a Deus sempre consegui atender aos prazos. Nós temos uma vantagem. Como o contador da Câmara está aqui poucas horas, ele sempre pede para eu fazer essa conferência desses relatórios antes da publicação. Então, eu acho que nesse sentido, nós tivemos uma vantagem. Talvez pela confiança entre nós e o contador da Câmara do município.
Você ficou em primeiro lugar na qualidade da informação enviada, porque seus dados são fidedignos, diferentemente de outros municípios que apresentavam, até mesmo, informações iguais. Você acredita que esse cuidado com a qualidade da informação também destacou Águas Frias?
Dirceu: Nenhum sistema é perfeito e eu sempre fui muito crítico. E quando eu levantava essas críticas, com o objetivo de ajustar o sistema, sempre fui bem atendido pela empresa de softwares, pois eu sempre considerava importante manter esses dados fiéis e com qualidade. Acredito que o cuidado com a informação com certeza fez toda a diferença. Não é simplesmente enviar. É revisar, revisar, revisar, para que não seja retificado depois.
Muitos contadores públicos irão se espelhar em você a partir de agora. Qual sua dica para que eles também entrem nessa corrida pelo pódio do Ranking?
Dirceu: O primeiro ponto é a seriedade com o trabalho, sempre estar focado e tentar ter a informação mais correta possível. Se você já faz esse caminho, então configure um sistema, gere um relatório, uma informação, tente buscar a informação correta e sempre acompanhe a mudança da legislação. Me espelho muito no Dreone Mendes, também contador público, e sempre está à disposição para nos assessorar e ajudar quando temos dúvidas.
Eu sempre tento acompanhar e buscar as informações no Tribunal de Contas, desde a forma que classifica as despesas até históricos para dar mais clareza na informação. Por esse caminho, eu acredito que consigamos chegar num resultado muito melhor.
E quem está começando na área pública, qual seria a sua mensagem?
Dirceu: Buscar sempre a seriedade e acompanhar a legislação anualmente, porque ela não muda de 10 em 10 anos. É anualmente! Quem busca um bom trabalho muitas vezes acaba errando pela mudança de legislação. É preciso nos adaptarmos com as novidades e as mudanças efetuadas e fornecidas.
Esse resultado é de 2019, publicado em novembro de 2020. A intenção é ser bicampeão, mesmo com todos os impactos da covid-19?
Dirceu: Com certeza! Agora tenho os pontos que foram avaliados para me espelhar, embora, com certeza, eles levantem outros aspectos para serem avaliados. Para mim, a pandemia atrapalhou, pois tiveram muitos recursos novos recebidos em função do cenário atual e que muitas vezes geraram dúvidas na classificação e aplicação dos mesmos.
Foi um grande desafio, porque existiam muitos processos organizados e encaminhados que mudaram. Com certeza todos nós, independente da área em que atuamos, penamos. Mas com certeza sigo torcendo que o bicampeonato venha e Águas Frias continue ganhando destaque pelo seu trabalho em contabilidade público feito com cuidado e comprometimento.