Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Câmara Técnica Debate de abril aborda a Contabilidade Pública


Data: 28 de abril de 2021
Fotos:
Créditos: Natália Poliche


Na manhã do dia 27 o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) promoveu a quarta edição da Câmara Técnica Debate do ano, com o tema “Contabilidade pública: a visão e o uso da informação”. O encontro, que teve como objetivo responder a um antigo pleito dos profissionais de contabilidade públicos do estado, discutiu como a informação pode ser bem aproveitada dentro da contabilidade pública.

Os palestrantes do evento foram Michele Patricia Roncalio, secretária adjunta da Fazenda do Estado de Santa Catarina, contadora da Fazenda Estadual de Santa Catarina (desde 2004), Mestre em Contabilidade pela UFSC, membro da Associação Brasileira de Contadores Públicos - ABCP, professora de graduação e pós-graduação em contabilidade e finanças públicas; e Silvio Alexandre Zancanaro, bacharel em Ciências Contábeis, especializado em Perícia, Auditoria e Contabilidade Gerencial, sócio proprietário do ORCATÉA Escritório de Contabilidade, prefeito reeleito de Campos Novos, presidente do Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal – CIGA e diretor executivo da Associação de Municípios Sedes de Usinas Hidrelétricas – AMUSUH. A presidente do CRCSC Rúbia Magalhães, o vice-presidente da Câmara Técnica Roberto, Aurélio Merlo, e o contador Dreone Mendes também estavam presentes na mesa

Durante o evento, os palestrantes trataram sobre o uso das informações disponíveis para fazer uma integração entre gestão tributárias e contas públicas e entre gestão orçamentária, gestão financeira e gestão fiscal.

O contador Dreone comentou "A Michele tratou aqui da gestão fiscal responsável para atendimento das políticas públicas, que não é algo simples de se gerir. Temos, muitas vezes, situações que, para quem não está acompanhando a dinâmica do que ocorre, têm um resultado orçamentário que é diferente de um orçamento primário. Eu posso ter um superávit de um lado e um déficit do outro. Então, são situações que muitas vezes parecem antagônicas, mas que eu tenho que estar acompanhando atentamente”.

A presidente Rúbia finalizou o evento elogiando o debate entre os palestrantes e quem estava assistindo: “Tenho certeza de que esta Câmara Técnica foi uma das mais aguardadas, porque falamos como a  contabilidade pública é sempre essencial para a sociedade. E a gente começa a enxergar essa importância, essa atuação do profissional que zela pelo patrimônio público”, encerrou. 

A Câmara durou cerca de duas horas e teve espaço para tirar dúvidas e debater acerca do tema. Para acessar o evento na íntegra, acesse o canal do Youtube do CRCSC por meio deste link.

 

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados