Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

CRCSC recebe Corpo de Bombeiros para falar sobre e-SCI


Data: 13 de julho de 2021
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber


Na tarde desta terça-feira (13), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e as entidades contábeis se reuniram com representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. O objetivo foi tratar sobre o e-SCI - o novo sistema de gerenciamento dos processos de Segurança Contra Incêndio em Santa Catarina, que passa a ser alimentado também pelos profissionais da contabilidade. 

Na ocasião, estiveram presentes a presidente do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães, o presidente do Sescon Grande Florianópolis, Darley Grando, presidente Sescon Sul, Vitamar Gomes, o presidente do Sescon Sc,  Claudinei Bertotto, o contador da Palhoça Jefferson Miguel, e os representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Coronel Hilton de Souza Zeferino, Tenente Coronel Deivid Vidal e Tenente Guilherme Cesário Pereira.

Durante a reunião, o Coronel Hilton explicou como está funcionando o e-SCI, respondendo a principal dúvida dos profissionais da contabilidade, que é acerca da responsabilidade da informação fornecida no sistema. “Em nenhum momento vocês, profissionais da contabilidade, serão responsáveis ou responderão sobre as informações prestadas ali. Elas são de responsabilidade do proprietário ou locatário do estabelecimento”, reforçou o coronel. Ele citou ainda a Lei nº 1.6157/2013 que faz menção em relação a multas, esclarecendo que elas são destinadas ao proprietário/locatário e a nenhuma outra pessoa.

Outra dúvida levantada pelo contador Jefferson foi em relação ao RE (registro de endereço). Segundo o Tenente Guilherme Cesário Pereira, para que se faça o preenchimento desse campo de forma correta, é necessário antes passar por treinamento, na qual cada cidade que possui OBM responsável em realizar.

A presidente levantou a possibilidade do contador ser responsabilizado pelo proprietário por ter preenchido as informações de forma incorreta. Dessa forma, sugeriu-se a inclusão desta informação na Procuração, o qual será assinada pelo próprio dono do estabelecimento validando as informações fornecidas ao profissional da contabilidade.

Outra condição firmada durante reunião foi a realização de um comunicado oficial, que será divulgado em todas as plataformas do CRCSC, entidades contábeis e Corpo de Bombeiros, esclarecendo que o profissional da contabilidade não é o responsável pelas informações inseridas  no sistema, mas sim o proprietário que lhe forneceu as informações validadas, conforme acima.  

A corporação ainda disse que irá realizar a divulgação maciça de um tutorial sobre a utilização do e-SCI. A reunião encerrou com as palavras do coronel Hilton, que falou sobre a importância da boa parceria entre bombeiros e profissionais contábeis: “Queremos que a nossa relação seja a melhor possível. Vamos solidificar o que já construímos há bastante tempo”, afirmou.

 

 

 

 

 

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados