Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Artigo Revista RCCC: Influência do clima ético na conduta de trapaça acadêmica mediada pelo interesse próprio


Data: 4 de outubro de 2021
Fotos:
Créditos:


Autores: Igor Pereira da Luz, Pamela Raquel Wagnitz, Rodrigo Rengel

Resumo: A trapaça acadêmica mostrou-se uma preocupação na formação profissional de estudantes. Nesse contexto, a cultura dos indivíduos (interesse próprio) e o ambiente (clima ético) que se encontram podem explicar tais comportamentos. Este estudo teve como objetivo analisar a influência do clima ético na conduta de trapaça acadêmica, mediada pelo interesse próprio em estudantes de contabilidade. O estudo caracteriza-se como descritivo, quantitativo, do tipo survey. A amostra foi de 158 respostas de estudantes de contabilidade de universidades públicas e privadas localizadas na região sul do Brasil. Para a análise de dados, foram utilizadas a análise fatorial exploratória e para o teste de hipóteses a Modelagem de Equações Estruturais por mínimos quadrados parciais. Os resultados apontam que o clima ético percebido pelos estudantes influencia negativamente o interesse próprio e a conduta de trapaça acadêmica e que o interesse próprio influencia positivamente a conduta de trapaça acadêmica. Observa-se ainda que o interesse próprio atua como variável mediadora na relação entre clima ético e a conduta de trapaça acadêmica. Os achados demonstram que a conduta de trapaça pode ser motivada pela defesa do interesse próprio dos alunos, além de serem minimizadas pelo clima ético presente no ambiente universitário. Nesse sentido, o estudo contribui para a literatura de ensino contábil, ao enfatizar a importância das regras e responsabilidade social na conduta dos estudantes de graduação. Assim como por demonstrar que tanto aspectos pessoais como do ambiente acadêmico podem moldar o comportamento do estudante. Sugere-se a partir do exposto, uma maior divulgação e monitoramento de programas que incentivem boas condutas, com o objetivo da propagação de práticas eticamente aceitas, a fim de evitar um ambiente propício a trapaças.

Palavras-chave: Ensino Contábil, Estudantes de Contabilidade, Clima Ético, Trapaça Acadêmica, Interesse Próprio

Link de acesso na íntegra: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3168

Como citar este artigo:

Formato APA:

Luz, I. P. da ., Wagnitz, P. R. ., & Rengel, R. (2021). Influência do clima ético na conduta de trapaça acadêmica mediada pelo interesse próprio: um estudo com discentes de contabilidade. Revista Catarinense Da Ciência Contábil, 20, e3168. https://doi.org/10.16930/2237-766220213168

Formato ABNT:

LUZ, I. P. da .; WAGNITZ, P. R. .; RENGEL, R. Influência do clima ético na conduta de trapaça acadêmica mediada pelo interesse próprio: um estudo com discentes de contabilidade. Revista Catarinense da Ciência Contábil, [S. l.], v. 20, p. e3168, 2021. DOI: 10.16930/2237-766220213168. Disponível em: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3168.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados