Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

CRCSC realiza 2º Fórum on-line de Perícia com debate sobre o valor do dinheiro e o papel do perito


Data: 1 de dezembro de 2021
Fotos:
Créditos: Natália Poliche e Isabella Miranda


Entre os meses de outubro e novembro, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina promoveu o 2º Fórum on-line de Perícia Contábil. Dividido em quatro etapas e dois temas, todos os momentos contaram com transmissão ao vivo pelo canal oficial do CRCSC no YouTube e, ao final, ocorreu o sorteio de 4 livros entre os participantes do evento.

Confira tudo que aconteceu nesses quatro dias repletos de troca de informações e conhecimentos.

Etapas 1 e 2 - “O valor do dinheiro no tempo e sua correta aplicação nos laudos periciais”

A primeira etapa do evento aconteceu nos dias 29 de outubro e 25 de novembro e teve como tema “O valor do dinheiro no tempo e sua correta aplicação nos laudos periciais”. O palestrante de ambos os dias foi Alceu André Hübbe Pacheco, Perito Contábil em Matéria Financeira e Escritor. Ezequiel Luís Lopes Giovanella, Coordenador da Comissão de Estudos e Normatização de Perícias do CRCSC, também esteve presente como moderador dos debates.

No primeiro dia, Alceu abriu sua fala relembrando a importância desses espaços para aprendizagem e troca de conhecimento. “O tema que vamos tratar é justamente a lei mais básica da matemática financeira e que, infelizmente, a gente observa que é a mais desrespeitada ao mesmo tempo. A primeira coisa que precisamos ter em conta é que assim como a gente obedece às leis jurídicas, nós também temos que obedecer a matemática. E justamente em torno do tema que vamos discutir hoje: o valor do dinheiro no tempo”, pontuou.

No segundo momento, o perito iniciou o evento fazendo uma breve retrospectiva do que já tinha sido abordado na etapa 1. Em seguida, fez uma breve explanação de qual seria o tema trabalhado: “No encontro passado, tratamos dos juros compostos, dos juros simples e do sistema de amortização de prestações constantes a juros compostos e a juros simples. Hoje, veremos a mistura desses dois sistemas de capitalização de juros em que, com base na previsão legal do Decreto nº 22626/33 e também do artigo 591 do Código Civil, é admitida a capitalização anual dos juros”.

Cada etapa contabilizou 2 pontos para o PEPC categoria PERITOS, assim totalizando 4 (pontos).

   

Etapas 3 e 4 - "O Papel do Perito e do Profissional Contábil nas Arbitragens e Mediações no Brasil"

A terceira e a quarta etapa aconteceram, respectivamente, nos dias 26 de novembro e 30 de novembro, desta vez o tema foi “O Papel do Perito e do Profissional Contábil nas Arbitragens e Mediações no Brasil".

Os palestrantes foram Silvio Simonaggio, Contador, Advogado e Economista e Ricardo Ranzolin, Managing Partner da Silveiro Advogados e Mestre em Arbitragem. Ezequiel Luís Lopes Giovanella também participou novamente como moderador.

Ricardo Ranzolin abriu o terceiro dia do evento fazendo uma saudação à presidente do CRCSC Rubia Albers Magalhães, aos moderadores e ao colega de palestra, o profissional também pontuou: “Não é o momento de fazer aprofundamentos jurídicos, mas alguma coisa vamos conhecer em termos de conceito para saber a respeito desse tema para que os contadores possam atuar. O que é a mediação e a arbitragem? Embora se fale da mediação e da arbitragem e, às vezes, as pessoas confundem uma com a outra, essas duas coisas não têm, a rigor, nada a ver uma com a outra.  Inclusive, são tribos de profissionais distintos que acabam sendo mediadores de um lado e árbitros do outro”, explicou.

Na quarta e última etapa do Fórum, Ricardo Ranzolin abriu novamente o evento, dando continuidade ao que tinha sido discutido na etapa anterior. Silvio Simonaggio iniciou sua fala respondendo uma dúvida muito comum no chat da transmissão. “A perícia tem que ser útil, tem que servir. E ela não pode proferir julgamento. De uma perícia, se extrai uma informação, que vai ser um subsídio vital para um julgamento. Porque no julgamento, ainda que o tribunal seja composto por contadores, engenheiros e advogados, existe a valoração jurídica. Uma valoração entre o fato e o contrato, que é a fonte do direito, neste caso. Existe a partir daquele fato, um nexo de causa e efeito para a tese uma ou de outra parte”, concluiu.

Cada etapa contabilizou 2 pontos para o PEPC categoria PERITOS, assim totalizando 4 (pontos).

SORTEIO DE LIVROS

Ao final, ocorreu o sorteio de quatro livros entre os participantes. Confira os títulos e os ganhadores!

  • A arbitragem, mediação e a conciliação nas relações trabalhistas: Patrícia Kopsch Gebien
  • Arbitragem: Matheus Alves Conde Monteiro
  • Modelo multiportas no direito tributário: Enoch Andrade Damasceno
  • Juro que é simples: Dênio M de Araújo
Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados