Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Doar incentiva profissional a ser agente da responsabilidade social


Data: 17 de abril de 2012
Fotos:
Créditos:


Santa Catarina foi o quinto Estado a receber, nesta terça-feira, dia 17, mais uma etapa regional do Seminário sobre o Programa Doar - Direção do Orçamento na Aplicação de Recursos, que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimentos voltados às  entidades do terceiro setor, de forma a capacitá-las para a correta prestação de contas de suas atividades. Também foram abordados aspectos referentes ao orçamento familiar e o controle social, como instrumentos de organização da sociedade.

Realizado no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), o evento contou com palestras do promotor de Justiça Léo Charles Bossard II, presidente da  Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis), do professor Paulo Arnaldo Olak, Doutor em Ciências Contábeis pela USP, e dos conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Alencar Bezerra Filho, e Gardênia Maria Braga de Carvalho, coordenadora do Programa do Voluntariado da Classe Contábil.

Na abertura, o presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, ressaltou a importância do contador como gerador de informações para as entidades do Terceiro Setor e, também, como agente da transparência, fundamental para que a sociedade possa acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos.

Representando o Ministério Público catarinense, o promotor de Justiça Luís Suzin Marini Júnior, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Fundações, parabenizou o CFC e a Profis pela iniciativa em trazer para debate um assunto tão importante quanto a prestação de contas das entidades do Terceiro Setor. Para ele, é muito positivo buscar  a harmonização de procedimentos e ideias.

Representando o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, o conselheiro José Nilton Junckes observou que o Programa Doar  teve início quando o Conselho Federal de Contabilidade constatou a recorrente dificuldade dos profissionais contábeis em fazer a prestação de contas das organizações que formam o universo do terceiro setor. “A partir daí, buscou-se a parceira da  Profis e, também,  da Fundação Brasileira de Contabilidade e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis”, observou.

De acordo com Junckes, a proposta é que, após a realização do seminário, o CRCSC, em conjunto com o CFC e o Ministério Público local, desenvolva um plano de ação que permita orientar as famílias em relação ao orçamento familiar e controle social, bem como as entidades do Terceiro Setor no que se refere à elaboração das suas prestações de contas.

 Na avaliação do presidente da Profis, Léo Charles Bossard  II, o profissional da contabilidade tem uma vontade muito grande em participar e ajudar as entidades que integram o terceiro setor. “Ele só não sabe exatamente  como fazer isso. E é aí que entra o Doar, mostrando de que maneira ele pode se inserir e – dentro de sua disponibilidade de tempo e do seu perfil – contribuir no trabalho executado por essas entidade”.

A coordenadora do Programa de Voluntariado da Classe Contábil, Gardênia Braga, fez uma explanação dos objetivos do projeto. "Praticar o voluntariado é um dever de todos nós, e o Conselho Federal está nos possibilitando que isso seja possível", comentou ela, tendo ao lado a coordenadora regional do PVCC, a conselheira do CRCSC, Rúbia Albers Magalhães.

O Doar já resultou no lançamento de dois livros: “Caderno de Procedimentos Aplicáveis à Prestação de Contas das Entidades do Terceiro Setor (Fundações)” e “Orçamento Familiar e o Controle Social – Instrumentos de Organização da Sociedade”, ambos produzidos pelos especialistas da área contábil, membros da comissão do Programa DOAR. Os livros estão disponíveis para download no site do CFC (www.cfc.org.br).”

 

Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados