Competência Emocional e Feedback nas Relações de Trabalho foi tema de workshop realizado no CRCSC
Data: 26 de agosto de 2022
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber
A Comissão CRCSC Mulher do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina realizou na quinta-feira (25) o Workshop Competência Emocional e Feedback nas Relações de Trabalho. O evento aconteceu de forma presencial, na sede do CRCSC e foi liderado pela mestra em Gestão do Conhecimento; Especialista em Linguagem Corporal e em Comportamento; Pós-graduanda em Neurociência Coach; Palestrante e Treinadora Comportamental, Claudia Regina Freitas, e pelo pós-doutor em Gamificação do Ensino Superior e Professor Universitário, Mário de Souza Almeida.
Marisa L. Schvabe de Morais, presidente do CRCSC, fez a abertura do evento, destacando a relevância do tema abordado: “Precisamos desse tipo de capacitação, e agradeço a comissão CRCSC Mulher por trazer um assunto que sensibilizou as pessoas que estão aqui hoje e que certamente vão usufruir disso, em suas relações pessoas e profissionais.”
Katia Cilene, coordenadora da Comissão CRCSC Mulher, comentou: “Precisamos parar e olhar para dentro de nós mesmos. Vimos esse tema como muito relevante, já que muitas pessoas estão adoecendo em seu trabalho. Precisamos olhar para as nossas emoções para que todo o resto vá bem.”, explicou a conselheira.
Cláudia iniciou o workshop explicando o que são emoções, dizendo que é preciso entender os conceitos antes de olhar para dentro de si e trouxe a frase: “Tudo que fazemos, de uma forma ou outra, é influenciado por afetos, emoções, sentimentos e por cognição”, do professor Antônio Damásio.
A palestrante convidou os participantes a buscarem o autoconhecimento por uma ferramenta para tomada de consciência. Um material que traz o mapeamento e identificação de emoções e sentimentos de cada um.
Em seguida, ela fez uma dinâmica chamada Roda da Vida, solicitando aos convidados que preenchessem um índice de como estariam aspectos de sua vida, como espiritualidade, saúde, disposição, equilíbrio emocional, recursos financeiros, relacionamentos, entre outros.
Ao longo do dia, Mário de Souza Almeida também fez o uso da palavra, falando sobre jogos e gamificação e fazendo uma relação com aspectos da vida pessoas e profissional. Juntamente com a coach, o professor trouxe histórias de vida e instigou os participantes a se posicionarem e falarem a respeito de seus sentimentos.
O Workshop foi dividido em três frentes: fatores de conhecimento (estresse, prazer, condições de trabalho), emocionais (poder pessoal, responsabilidades diante dos resultados, excelência pessoal) e de relacionamento (relações interpessoais e de equipe, angústias, cooperação).
Depois de 7,5 horas de curso, Kátia Cilene agradeceu a presença de todos, que vieram das mais diversas partes do estado, e refletiu sobre o quão importante é fazer essa autoavaliação na busca pelo conhecimento e capacitação constante.
Clique aqui e confira as fotos