Revista Catarinense da Ciência Contábil agora tem qualificação Qualis da Capes A3
Fonte: CAPES
Data: 16 de janeiro de 2023
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber
A Revista Catarinense da Ciência Contábil (RCCC) recebeu a qualificação Qualis da Capes A3. A informação foi divulgação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível (CAPES) no dia 29/12, que apresentou a lista preliminar do Qualis - o sistema de classificação de periódicos para a avaliação de programas de pós-graduação.
O conceito da CAPES vai de A1 a A4 e de B1 a B4, além do C, sendo A1 a qualificação mais elevada. Para Rogério Lunkes, Editor-chefe da Revista, é um orgulho para o CRCSC e para a classe contábil, receber esse conceito que chancela a RCCC como uma das melhores revistas de contabilidade do Brasil. Rogério também fez seus agradecimentos: “Quero agradecer aos editores que me precederam, conselho editorial e conselho executivo e também aos avaliadores da Revista que muito contribuíram para esse sucesso. Agradecer também ao Leandro Pinheiro, assessor de conteúdo do CRCSC, que há muitos anos faz esse acompanhamento e que, sem dúvida, sem o seu trabalho, a Revista não chegaria aonde chegou.”
Rogério ainda falou sobre as expectativas para os próximos anos. “Teremos novos desafios para conquistarmos conceitos ainda melhores (A2 e A1), por meio de novas indexações, como SciELO e Scopus”, ressaltou.
A lista divulgada foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação. Os dados foram informados e homologados no Coleta ao longo do último quadriênio.
Para consultar, acesse a Plataforma Sucupira, em https://sucupira.capes.gov.br/ (opção Qualis). O acesso é público, sem necessidade de login.
O que é a CAPES?
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação do Ministério da Educação (MEC), desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.
O sistema de avaliação, continuamente aperfeiçoado, serve de instrumento para a comunidade universitária na busca de um padrão de excelência acadêmica para os mestrados e doutorados nacionais. Os resultados da avaliação servem de base para a formulação de políticas para a área de pós-graduação, bem como para o dimensionamento das ações de fomento (bolsas de estudo, auxílios, apoios).