Tecnologia e Era de Dados: confira como foi o primeiro dia do 3º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis
Data: 26 de abril de 2023
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber
“Abrir um evento como esse enche meu coração, pois sei que a participação dos estudantes em um Seminário deste porte pode ser determinante nos caminhos que vocês irão trilhar como profissionais”, destacou a presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), na abertura oficial do 3º Seminário Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis. O primeiro dia de evento foi realizado na noite de terça-feira (25), Dia do Profissional da Contabilidade, reunindo quase 1 mil pessoas ao vivo no canal oficial do CRCSC no Youtube.
A presidente também elogiou a construção do Seminário, um trabalho que durou meses, realizado por professores e coordenadores de cursos que fazem parte da Comissão do CRCSC de Relacionamento com as Instituições de Ensino Superior. “Pensamos em algo que pudesse, efetivamente, contribuir para a vida acadêmica e, posteriormente, profissional. E falar de inovação e tecnologia nas ciências contábeis é quase requisito obrigatório, uma vez que estamos cercados dessas questões que auxiliam e contribuem no exercício profissional”, explicou a dirigente.
O coordenador da Comissão do CRCSC de Relacionamento com as Instituições de Ensino e conselheiro do CRCSC, Vitor Paulo Rigo, esteve à frente da organização do evento e complementou que o seminário foi arquitetado a muitas mãos, sempre com o olhar voltado ao estudante. Ele enfatizou as abordagens que serão realizadas durante os três dias de encontro e reforçou a importância da temática escolhida: “Quando falamos de tecnologia e inovação estamos falando de presente e futuro. Portanto, serão temas discutidos no dia a dia, mas também tópicos inovadores para todos.” O coordenador pontuou, ainda, que o evento é uma oportunidade de valorizar e divulgar a produção científica nas universidades, com a apresentação de trabalhos nos dias 26/04 e 27/04.
A professora Milla Guimarães foi a mediadora da primeira noite de evento.
Não é sobre processo. Não é sobre produto. Não é sobre você. É sobre cliente!
Na primeira palestra da noite, o especialista em Negócios de Alto Crescimento e em Liderança Disruptiva Vicente Sevilha, que também é contador, empresário contábil e mestre em Gestão da Qualidade, esclareceu que na era da tecnologia o profissional contábil precisa demonstrar o valor agregado do serviço realizado.
Sevilha falou sobre como a tecnologia está impactando todas as profissões, mas a contabilidade de maneira mais intensa. “A tecnologia nos faz avançar, fazendo com que possamos, de fato, atingir o eixo central do que deveria ser a profissão contábil”, avaliou o especialista.
Para ele, a tecnologia vem para trazer tempo e energia ao contador: “Se eu uso a tecnologia para gerar informações e análises tributárias, sobra energia (e tempo) para eu cuidar do meu cliente.”
O professor enfatizou que se as habilidades e os processos não estão a serviço de demonstrar valor, precisam ser revistas – e que a tecnologia tem papel importante nisso. “Não é sobre processo. Não é sobre produto. Não é sobre você. É sobre cliente!”, finalizou, pontuando a importância de estar atento ao cliente, que “não quer somente a parte técnica, quer a informação”, ponderou.
Assista a palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=dfDqOVMkpQw
Positive Account (ing): um novo mood da contabilidade
Já o mestre em Finanças e Controladoria Marlon Soares Fernandes, segundo palestrante da noite, trouxe para o debate as “Competências profissionais da Era de Dados”. “Com as pessoas motivadas, diversas e conhecimento é possível ter um novo mood, um novo posicionamento na contabilidade, gerando valor e trabalhando em dados analíticos. A tecnologia nos traz essa nova visão”, provocou o palestrante, que também é contador, administrador, especialista em gestão de riscos na B3 e Contabilidade e Finanças e atua como head de finanças do Will Bank.
O professor, compartilhou que, em sua experiência no mercado financeiro/bancário aprendeu a atuar em parceria com o time de dados. Marlon fez uma relação entre “dados, tecnologia e contabilidade”, explicando como as três áreas podem trabalhar de forma conjunta, focando sempre na gestão de pessoas, desenvolvendo e gerindo times fortes e diversos. “Estamos falando sobre mudanças e tecnologia, mas saibam que as pessoas são, de fato, o mais importante de tudo isso. Nada substitui o profissional da contabilidade. Nos detemos o conhecimento e as regras de negócio”, enfatizou.
Marlon trouxe o novo perfil do contador, explorando as skills do profissional, como, por exemplo, o conhecimento de dados e/ou mente aberta para aprender, explicando que aqueles que têm essas qualidades possuem o potencial de gerar muito valor na área de controladoria.
Assista a palestra completa: https://www.youtube.com/watch?v=dfDqOVMkpQw