Otimizar o tempo requer pausas, ensina mentora em palestra promovida pelo CRCSC Mulher
Data: 8 de maio de 2023
Fotos:
Créditos: Bianca Backes
A contadora Poli Costa, que é CEO da FaciliteCont, mentora de Contadoras Digitais e fundadora da Comunidade de Amigas Contadoras foi a responsável pela palestra Dicas para Otimização do Tempo no Cotidiano da Mulher Contadora, transmitida na noite de quinta-feira (4) pelo canal do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC). Durante o evento, a ministrante ressaltou que um bom planejamento inclui não apenas tarefas laborais, mas períodos de pausa e de dedicação a outros setores da vida, como família e estudos, sempre com foco em objetivos maiores a serem alcançados a médio e longo prazo.
“Ninguém é produtiva 24 horas por dia. Isso não existe, seria uma espécie de produtividade tóxica. Em uma rotina ideal precisa caber tudo que é importante na nossa vida. Focar apenas em uma área, que normalmente é o trabalho, tende a nos deixar exaustas e frustradas”, destacou Poli.
A contadora explicou, ainda, que não existe uma receita para a otimização do tempo, já que os objetivos de cada pessoa são únicos, assim como predisposições e características individuais. Existem ferramentas e técnicas que podem ser testadas, utilizadas e ajustadas a cada necessidade.
“Nem todo mundo vai ser produtivo se acordar às 5h da manhã. Para algumas pessoas isso funciona, outras vão ter sono o dia inteiro se fizerem isso. A gente precisa se conhecer, entender o próprio funcionamento e ajustar”, aconselhou a palestrante.
Deixar a cabeça livre para criar - A grande sacada, no entendimento da contadora, é “fazer cada vez menos, mas cada vez melhor”. “Nossa mente não foi feita para guardar coisas, foi feita para criar. Por isso, use ferramentas para guardar informações e lembrar de tarefas”, ensinou Poli.
“Anotei vários insights aqui e tudo fez muito sentido para mim. Já saio dessa palestra com muitas inspirações”, afirmou a conselheira do CRCSC Kátia Cilene Tavares, que é coordenadora das comissões CRCSC Mulher, organizadora do evento, e CRCSC Voluntário.
“Foi bom relembrar que o nosso projeto principal precisa ser nós mesmas, até para que possamos dar conta da rotina”, concluiu a contadora Fabíola da Luz Medeiros (membro do CRCSC Mulher), que foi mediadora do evento.
Alguns ensinamentos para a otimização do tempo
Rotina ideal:
. Faça um planejamento viável, possível de executar;
. Ter tempo reservado para os diversos setores da vida (pessoal, profissional, estudos ou o que for importante para a pessoa);
. Ter espaço de tempo entre os blocos de atividades - até porque imprevistos sempre acontecem;
. Estar organizada com foco nos objetivos da pessoa.
Sugestão de método
. Planejar todas as atividades rotineiras com auxílio de ferramentas (agendas, aplicativos, planners…);
. Fazer check lists, anotar todas as tarefas, mesmo corriqueiras, para ir riscando o que foi resolvido;
. Essa prática facilita a identificação de tempos livres para fazer algo que está além da rotina, que é um objetivo maior;
. Seja por meio de agenda física ou aplicativo digital, usar a mesma ferramenta para atividades pessoais e laborais;
. Identificar com cores diferentes, na agenda escolhida, compromissos de diferentes setores.
Sugestões de ferramentas
. Google agenda linkada com Notion;
. To do list (para check lists em geral, inclusive listas de compras);
. Trello;
. Pomodoro (foco e concentração).