Seja a contribuição para que crianças tenham uma vida mais saudável
Data: 14 de junho de 2023
Fotos:
Créditos: Bianca Backes
A saúde começa pela higiene, mas você já parou para pensar que itens básicos como pasta dental, escova, flúor, lenços umedecidos, shampoo, sabonete etc. podem representar um investimento significativo para famílias em situação de vulnerabilidade social? É focando nessa demanda que o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC) realiza o projeto Infância Saudável, por meio da comissão CRCSC Voluntário. É possível participar doando itens de higiene pessoal infantil até o dia 21 de julho, nos pontos de coleta descritos no quadro abaixo ou em qualquer delegacia regional do CRCSC.
O material arrecadado será entregue a crianças e adolescentes atendidas por projetos assistenciais (veja o quadro abaixo com a lista), onde possuir um kit pessoal de higiene é algo muito especial. É o que explica a auxiliar administrativa de uma das instituições que será atendida neste ano pelo projeto, a Creche e Orfanato Vinde a Mim as Criancinhas, Bruna Pereira.
“As crianças que atendemos recebem material escolar, alimentação, as famílias muitas vezes recebem doações de itens da cesta básica. Tudo que é considerado necessidade mais elementar. Porém, nem todas têm um kit completo de higiene pessoal, isso é como um artigo de luxo para eles. E este tipo de ação é muito importante porque incentiva hábitos saudáveis e o autocuidado desde a infância”, comemora Bruna.
No dia das entregas das doações, profissionais de saúde voluntários realizam atividades e promovem bate-papos com as crianças. A odontóloga Keytte Novellino, que é uma delas, reforça que incentivar bons hábitos de higiene bucal desde cedo pode prevenir uma série de complicações de saúde e até problemas de autoestima.
“Para além da importância de ter dentes saudáveis para uma boa ingestão dos alimentos, precisamos lembrar que onde há cáries há bactérias, que são oportunistas e podem causar outras doenças seríssimas. É importante que a escovação seja um momento de descoberta, até de brincar um pouco, para que seja prazeroso e parte da rotina”, complementa a profissional de saúde.
Contador, um cidadão atuante - A presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, destaca que ações como esta posicionam o profissional da contabilidade como um cidadão atuante na sociedade. “A importância desta e de outras ações da Comissão é justamente incentivar que a gente se preocupe com este papel que vai para além das questões técnicas e operacionais. Demonstra a atuação da classe também para contribuir de forma a minimizar a vulnerabilidade de quem mais precisa, especialmente as crianças, neste caso”, avalia a dirigente.
A coordenadora da comissão, contadora Kátia Cilene Tavares, acrescenta que qualquer pessoa pode participar da ação, mesmo que não pertencendo à classe contábil. “Quanto mais gente se engajar, melhor o resultado. A intenção é tocar o coração das pessoas para que impactem positivamente na vida dessas crianças”, afirma Kátia.