Reunião plenária do CRCSC contou com entrega de carteira de registro e deliberações das câmaras
Data: 29 de novembro de 2023
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber
A reunião plenária de novembro, do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), foi realizada no último dia 22 e contou com as deliberações das câmaras e entrega do registro profissional a novos contadores. O encontro aconteceu na sede da entidade, em Florianópolis e contou com a presença da presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, vice-presidentes, conselheiros, delegados, profissionais da contabilidade e funcionários.
O vice-presidente de Registro, Édio Silveira, realizou a entrega de carteiras profissionais físicas aos novos contadores Rennan Henrique de Oliveira Valli e Vanderlei Sirino Maria Júnior e ao conselheiro do CRCSC Sérgio da Silva (que havia solicitado uma segunda via do documento). A presidente falou sobre o ingresso na carreira e parabenizou pela conquista: “Que tenham muito sucesso a partir desta escolha pela profissão, que o juramento se aplique na vida cotidiana e que o código de ética permeie as ações de vocês.”
Antes da abertura oficial e das deliberações das câmaras, a funcionária do CRCSC Sueli Dutra foi convidada a falar sobre sua recém-lançada obra “Rascunhos Encadernados”. Sueli, que atua há 29 anos no Conselho, agradeceu o apoio da presidente Marisa e disse que o livro é “um sonho que está sendo realizado”. A obra foi lançada recentemente no evento Confraria Mulheres da Contabilidade, em Palhoça. Clique aqui para saber mais.
A presidente destacou, ainda, a presença, no evento, do delegado de representação o CRCSC em Araranguá, Elton Rufino Borges, do contador Renato Gomes de Oliveira e do contador Mauro Castanho.
Vice-presidência Institucional
Abrindo os trabalhos de apresentação das últimas ações realizadas pelo CRCSC, a vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais da Contabilidade, Michele Patricia Roncalio, falou sobre as representações da presidência, conselheiros e delegados. Ela também apresentou resultados do trabalho realizado pelo Departamento de Comunicação, como campanhas institucionais divulgadas no período e notícias veiculadas pela imprensa envolvendo o CRCSC, além de publicações realizadas pela entidade em jornais de todo o estado. Michele falou, ainda, sobre a realização da Audiência Pública Conjunta sobre a revisão de pronunciamentos técnicos número 25 (alterações no CPC PME/Reforma Tributária Internacional – regras do modelo do pilar 2).
O sucesso da Câmara Técnica Debate realizada no dia 24 de outubro, com o tema “Governança Corporativa para Grandes Empresas,” também foi ressaltado pela vice-presidente Michele. Ela revelou que o evento foi muito elogiado por trazer a experiência de contadores que atuam em grandes empresas do mercado.
Câmara de Administração e Finanças
O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCSC, Itelvino Schinaider deu início à apresentação falando sobre a proposta de alteração da resolução CRCSC 289/2008, que trata sobre subsídios financeiros para apresentação de trabalhos científicos. O vice-presidente falou ainda sobre o estande do CRC de Santa Catarina no 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade que acontece no próximo ano em Balneário Camboriú.
O contador mencionou, ainda, que o CRCSC está sendo auditado pelo Conselho Federal de Contabilidade na parte orçamentária, fiscal e contábil. O diretor administrativo interino, Martinho Nunes Santana Neto, em sua fala, evidenciou o sistema eletrônico SEI, que será implementado no Conselho no próximo ano, detalhando o seu funcionamento e benefícios e também sobre a Resolução CFC nº 1.698/2023, que trata detalhes da adesão ao domicílio eletrônico do Sistema CFC/CRCs.
Câmara de Controle Interno
A vice-presidente da Câmara de Controle Interno, Liliane Maria Novaes, apresentou as contas do último mês, fazendo uma menção aos 10% a mais de arrecadação referente aos profissionais registrados, comparado a 2022. Ela relatou que houve um decréscimo na inadimplência, comparado ao último mês.
Já na parte da Governança, o foco foi para o programa “Educando Cidadão: o que todos nós temos a ver com a corrupção?”, do qual o CRCSC participa e que apoia. Ela mencionou que o CRCSC aderiu ao programa de prevenção de combate à corrupção, para que o CFC tenha acesso às ações implementadas, gerando ainda mais transparência. Outro ponto apresentado foi a participação do CRCSC no encontro da Agência Ambiental na Administração Pública (Rede A3P) em Santa Catarina e a fase final do relatório de Gestão de Riscos realizado pelos departamentos do Conselho.
Câmara de Desenvolvimento Profissional
Representando o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Dreone Mendes, a conselheira Fabiane Serafim deu início à apresentação da Câmara de Desenvolvimento Profissional, trazendo um relato dos últimos eventos realizados e as métricas de cada um deles. Serafim falou, ainda, sobre a campanha Árvore Solidária, comemorando que o projeto alcançou a meta de 186 crianças adotadas naquele mesmo dia. Sobre a Revista Catarinense da Contabilidade, ela destacou que Santa Catarina foi um dos estados que mais sugeriu alterações na audiência pública da NBC PG 12 (R4).
Câmara de Registro
A Câmara de Registro, que conta com a vice-presidência de Édio Silveira, trouxe dados dos registrados do último mês, informando que, atualmente, o estado catarinense conta com 22.071 profissionais registrados e 5.245 organizações contábeis. O vice-presidente destacou o sucesso do plantão de regularização de cadastros, realizado pelo departamento de Registro no dia 3 de novembro, totalizando 149 atendimentos somente neste dia.
Silveira trouxe, ainda, dados do último Exame de Suficiência, no qual Santa Catarina obteve, mais uma vez, a primeira colocação no índice de aprovação no Brasil.
Câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina
Para encerrar os trabalhos do dia, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Lecir dos Passos Ghisi, trouxe dados dos números da fiscalização (notificações, auto de infração, decores, termos de responsabilidade técnica e denúncias admitidas) e dos processos julgados, bom como a homologação dos julgamentos das reuniões das Câmaras de Fiscalização Ética e Disciplina e Câmara de Recursos de Ética e Disciplina, ocorridas nos dias 21 e 22 de novembro.
Ghisi relatou que 73% dos profissionais da contabilidade deram ciência no processo eletrônico, implementado no mês de setembro, quando toda a instauração, tramitação e movimentação dos processos administrativos de fiscalização (Resolução CFC 1.603/2020) passou a ser informatizada, trazendo mais rapidez ao autuado no momento de sua defesa, para que os procedimentos internos ganhem agilidade. Saiba mais aqui.