CRCSC, Governo do Estado e entidades contábeis se unem para ampliar arrecadação de recursos para fundos sociais
Data: 7 de maio de 2024
Fotos: Claudia Antunes
Créditos: Graziella Itamaro
Há pouco menos de um mês para o prazo final da Declaração do Imposto de Renda, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), juntamente com o Governo do Estado, secretários de estado e entidades contábeis catarinenses, promoveram nesta terça-feira, 7 de maio, um encontro para orientar sobre “A importância e o papel do profissional da contabilidade no apoio a campanhas que buscam recursos para projetos sociais”.
O objetivo foi aumentar o engajamento dos profissionais da contabilidade nas campanhas que buscam recursos para projetos sociais. “Somos interlocutores para sensibilizar os contribuintes nestas causas. Muito já fazemos, mas podemos fazer ainda mais e aqui mostraremos como isso é possível”, destacou a presidente do CRCSC, Marisa Luciana.
Presente no evento, o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, destacou a importância da participação da classe contábil para deixar estes recursos, em Santa Catarina. “Desta forma é possível atender cada vez melhor os jovens, crianças e idosos em políticas sociais em Santa Catarina”, afirmou Siewert.
A Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, também enalteceu o grandioso o trabalho realizado pelos contadores. “Temos grandes responsabilidades e só podemos fazer isso com a ajuda de vocês”, pontuou a secretária.
O encontro também foi prestigiado pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, que reforçou o pedido de apoio aos profissionais da contabilidade. “O que aconteceu no Rio Grande do Sul nos leva a pensar mais no que estamos fazendo, e o governo precisa da inteligência e da credibilidade de vocês, para que esses fundos sejam superavitários e possamos atender mais projetos. Pois temos uma grande responsabilidade em atender estes grupos mais vulneráveis, como as crianças e os idosos”, declarou o governador.
Na sequência, a presidente do CRC explicou sobre o potencial das campanhas e a importância do engajamento da classe contábil para mobilizar os recursos e transformar vidas gerando impactos reais para o estado. “Estamos falando de vidas que são impactadas pelos fundos e a soma de esforços entre governo e entidades contábeis pode fazer a diferença e transformar a vida das pessoas”, reforçou a presidente.
Marisa Schvabe também destacou a necessidade de urgência para aumentar as contribuições ainda neste ano, porém reforçou que esta é uma mudança para a vida e não apenas para 2024. “Ainda dá tempo de incentivarmos as doações para este ano, pois nosso grande objetivo é deixar o recurso em Santa Catarina, e poder atender a sociedade catarinense. Por isso estamos aqui para sensibilizar a classe contábil do estado, uma vez que somos um grande exército do bem”, explicou.
A Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann e a secretária adjunta, Luciane dos Passos falaram sobre o Fundo da Infância e Adolescência e o Fundo Estadual do Idoso que tiveram os editais lançados recentemente. “Precisamos aliar as políticas públicas às ações dos Fundos, pois somos todos cidadãos e não podemos fechar os olhos para as pessoas com vulnerabilidade. Graças ao trabalho de vocês, é que conseguimos isso”, concluiu a secretária.
A presidente do CRCSC expôs os valores recolhidos em 2023, demonstrando o potencial a ser arrecadado, que no último ano era de 418,49 milhões, mas que, no entanto, foi recolhido apenas 14,52 milhões, ou seja, 3,47% do montante possível. Além disso, somente contribuintes que fazem a declaração completa e empresas com regime de lucro real podem destinar o imposto, o que limita as arrecadações, mas ainda assim garante boas perspectivas. “Temos alguns desafios, mas tenho certeza de que o retorno que podemos ter é muito maior do que qualquer limitação, pois muitas vidas serão transformadas”, reforçou Marisa.
Veja mais fotos AQUI
Confira a palestra completa AQUI